Apresentação

Prezados Colegas,

É com grande satisfação que chegamos ao III Simpósio Internacional de Enfermagem ABENTI em Terapia Intensiva – Neonatal, Pediátrico e Adulto. Uma história que começou em 2008, com um despretensioso fórum, e que hoje faz parte do calendário de eventos científicos dos enfermeiros intensivistas brasileiros, ganhando a partir de 2013 status internacional. Esse é um momento onde nós nos reunimos para compartilhar os nossos saberes e trocar experiências.

Nesta terceira edição estaremos recebendo vocês com muito carinho, nos dias 22 a 24 de junho de 2017, em Porto Alegre, RS, tendo como anfitriões os colegas enfermeiros das UTIs do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Grupo Hospitalar Conceição, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, Hospital Ernesto Dorneles, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Hospital da Criança Santo Antônio, Hospital São Lucas da PUCRS.

Nosso objetivo é congregar enfermeiros de todo o Brasil para debater questões de enfermagem em terapia intensiva nas diferentes faixas etárias. Teremos um anfiteatro destinado ao paciente adulto e outro para enfermagem neonatal e pediátrica, com discussões acerca dos cuidados dessa população que é tão específica, como opção de programação, além das demais temáticas, que envolvem segurança, monitorização hemodinâmica, tecnologias inovadoras no paciente crítico, cuidado paliativo e terminalidade, entre outros. 

A comissão organizadora oferece 3 cursos Pré-Simpósio que discorrem sobre Gestão em UTI, ECG Interpretação Básica de ECG e Acesso Vasculares, sendo este último específico dos pacientes neonatais e pediátricos. Contaremos com a presença do Enfermeiro Doutor António Almeida, de Lisboa/ Portugal que abordará experiências de trabalhos realizados além do Atlântico. 

Teremos mais uma vez temas livres no formato de pôster com anais com inscrição no ISBN. O Prêmio Débora Feijó Vieira será dado ao melhor trabalho de pesquisa, o contemplado ganhará um tablet. Para isso, os autores devem se inscrever especificamente para concorrer ao prêmio. É importante consultar no site o Regulamento para Premiação. 

Todo esse trabalho foi pensado e desenvolvido com muito carinho, o mesmo que temos ao cuidar do paciente em cuidados intensivos nas mais diferentes esferas, com intuito de enriquecer o processo contínuo de melhoria da qualidade da enfermagem nesse nosso grande Brasil.

Esperamos que aproveitem o evento.

Esperamos vocês!

 
Débora Feijó Villas Bôas Vieira
Presidente da ABENTI
Gestão 2017/218