Entre os dias 8 e 12 de Novembro a cidade do Rio de Janeiro sediou um dos eventos de maior importância da terapia intensiva –  XIII Congresso Mundial de Terapia Intensiva e XXII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI). O evento contou com 350 palestrantes de diversos países além de uma programação cientifica diversificada  e direcionada a equipe multidisciplinar. Cabe ressaltar as atividades executadas pelo departamento de enfermagem da AMIB presidido pela Enfa. Dra. Nara Azeredo e pela presidente  da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI) Enfa. Dra. Débora Feijó. Confira a seguir as atividades que aconteceram durante o evento:

Atualização e divulgação de conhecimento

A programação cientifica de enfermagem contou com temas atuais e relevantes a prática do enfermeiro intensivista , e foram apresentados de diferentes formas como sessões temáticas, conferências, debates (prós e contras) e colóquios.

Dentre os temas apresentados podemos destacar: gestão e monitoramento do paciente crítico, delirium na UTI, cuidados paliativos, sepse, doenças tropicais e neuroêndemicas na UTI, manejo do paciente crítico-crônico, dispositivos e tecnologias diferenciadas na UTI, gestão e qualidade dos cuidados intensivos.

Cooperação e Internacionalização

A enfermagem intensiva brasileira rompeu fronteiras rumo a cooperação e Internacionalização. Durante o congresso ocorreu a reunião da World Federation of Critical Care Nurses (WFCCN)  com representantes de diversos países inclusive o Brasil representado pela ABENTI. Dentre os feitos do encontro orgulhosamente anunciamos a filiação da ABENTI à WFCCN, sendo esse um grande avanço a prática de enfermagem intensiva brasileira.

As relações com sociedades parceiras da américa latina se consolidaram com a filiação da ABENTI junto a Federación Latinoamericana de Enfermería en Cuidados Intensivos (FLECI) fortalecendo a prática de enfermagem intensiva latino-americana.

Produção de conhecimento

A produção nacional de enfermeiros intensivista também teve espaço durante o evento. Destacamos a publicação de duas grandes obras para enfermagem intensiva. O livro “Terapia Intensiva: abordagens atuais do enfermeiro” organizado pelos enfermeiros Tony de Oliveira Figueiredo, Rodrigo Francisco de Jesus, Francimar Tinoco de Oliveira, Ana Paula Amorim Moreira e Carla Cristina Guimaraes Lima  é uma obra que discute a assistência de enfermagem intensiva com ênfase na qualidade, segurança e alta performance.

Outra obra lançada “Enfermagem em Neurointensivismo” aborda todos os aspectos do cuidado do paciente neurocrítico. De acordo com os autores Solange Diccini e Rennan Martins Ribeiro o livro de linguagem clara e objetiva será uma ferramenta de consulta beira leito para fundamentação do cuidado de enfermagem. Com a colaboração de especialistas o livro traz as melhores práticas de enfermagem para o manejo do cuidado neurointensivo e suas interfaces com equipe multiprofissional.

I Intensive Nursing Running

No último dia do congresso (11/11) antes das atividades cientificas, enfermeiros intensivistas reuniram-se na orla da Barra da Tijuca para participarem  na I Intensive Nursing Running – uma caminhada em prol da enfermagem intensiva, organizada pela ABENTI.

Assembleia ordinária da ABENTI

Considerando a abrangência do congresso e a participação de enfermeiros intensivistas de todo o Brasil conforme tradição, anualmente durante as atividades do CBMI é realizada a assembleia ordinária da ABENTI. A assembleia permite aos associados acompanharem as atividades desenvolvidas, discutir planos, ações e votarem em questões relacionadas a associação conforme convocação.

Certificação profissional em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal

Conforme tradição durante as atividades do  congresso ocorre a Certificação Profissional em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal. O processo de certificação consiste na realização de prova teórica eliminatória e prova prática.

Em seu segundo ano consecutivo a prova prática realizada durante o congresso permitiu avaliar as competências, habilidades e atitudes dos enfermeiros intensivistas, conferindo maior credibilidade ao processo de certificação e processo reconhecimento da expertise dos enfermeiros intensivistas certificados. A prova prática consiste em cenários da prática do enfermeiro intensivista. Para construção dos cenários a ABENTI contou com o apoio de parceiros, dessa forma a ABENTI expressa seus agradecimentos à Laerdal, Getinge – Maquet, Hill-Rom, BBraun e Mindray pela importante contribuição durante a prova prática.

Para maiores informações sobre a Certificação Profissional em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal podem ser obtidas clicando aqui.

 

Apoio:

Porto Alegre, 07 de outubro de 2017

A Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI), através da sua diretoria e associados, manifesta -se com sentimento de pesar em relação à tragédia ocorrida durante esta semana na cidade de Janaúba-MG, na qual várias crianças e adultos foram vítimas de queimaduras graves e necessitaram de atendimento emergencial e hospitalizações em Unidades de Terapia Intensiva no Estado de Minas Gerais.

Reconhecemos que este é um momento de imensa dor e tristeza para todos familiares e para a sociedade brasileira em geral, que de forma perplexa deparou-se com tamanha violência.

Pedimos a todos profissionais da Enfermagem que atuam em cuidados a pacientes críticos para se mobilizem solidariamente em prol de auxílios nos tratamentos e recuperação de todas estas vítimas, além de apoio aos seus familiares e amigos.

A ABENTI zela pela atuação de profissionais de Enfermagem que sejam especialistas ou que busquem a titulação; atributos ímpares para base de conhecimentos próprios da área, postura ética e atendimento humanizado. Reconhecem que tais habilidade podem fazer diferenças singulares no tratamento de pacientes críticos no contexto de Unidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência todo o Brasil.

A comunidade de Enfermeiros Intensivistas lamenta o ocorrido e se solidariza colocando -se à disposição para o que for necessário frente ao cuidado dos pacientes envolvidos nessa situação de violência.

Contato e-mail: contato@abenti.org.br

Cordialmente.

Profª Drª Débora Feijó Vieira
PRESIDENTE ABENTI
DIRETORIA DA ABENTI