Chancela ABENTI para Cursos Lato Sensu: Avaliamos e certificamos programas educacionais alinhados aos nossos padrões de qualidade.
Diretrizes para o Processo de Chancela ABENTI aos Cursos de Pós-Graduação lato sensu de Enfermagem em Terapia Intensiva do Brasil
I – PREÂMBULO E JUSTIFICATIVA
A formação do Enfermeiro no Brasil, conforme previsto nas Diretrizes
Curriculares Nacionais (DCN) da Enfermagem, é uma formação generalista e que preconiza a ausência de ênfase em determinada área ou especialidade. Esta formação visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho, visto que o enfermeiro pode acessar todas as áreas do conhecimento e especialidades durante sua formação. No entanto, ao
adentrar o mundo da prática profissional, o enfermeiro defronta-se com a necessidade de adquirir conhecimentos específicos para lidar com diversas situações ao longo do desempenho de suas funções.
Nesse sentido, a pós-graduação lato sensu emerge como uma alternativa de aprimoramento e desenvolvimento profissional. O ensino de pós-graduação em Enfermagem no Brasil iniciou-se na década de 1950 para atender à necessidade de qualificação profissional, atendendo também à uma necessidade mercadológica de mão de obra qualificada (Galindo et al., 2019). Os cursos de pós-graduação lato sensu são considerados cursos: